Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

19 dezembro 2005

HERA 2.0, a ferramenta de análise da Acessibilidade Web da Fundação SIDAR totalmente em português

HERA, é o presente de natal da equipa do Programa ACESSO da UMIC para todos os Webmasters. Agora, totalmente em Português.

Dentre os avaliadores automáticos de acessibilidade Web, Hera é o mais complacente com os padrões Web e também o que gera os relatórios mais completos.

Parabéns a equipe do Programa ACESSO da UMIC pelo incansável trabalho.

Fonte: Jorge Fernandes na lista de discussão de acessibilidadedo Yahoo Groups.

16 dezembro 2005

Governo Eletrônico lança modelo de acessibilidade (versão 2.0 do e-MAG)

O governo eletrônico lançou a versão 2.0 do e-MAG neste último dia 15:

"O Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico foi lançado na tarde desta quarta-feira, dia 14 de dezembro, em Brasília, durante o Seminário Ibero-Americano “Construindo uma referência brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico”. O documento contém as recomendações de acessibilidade para a construção e adaptação de conteúdos do Governo Brasileiro na Internet. O evento ocorreu na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O Modelo de Acessibilidade foi construído pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento."

Fonte: Governo Eletrônico

Na busca pelo novo modelo tive algumas surpresas:

1) Como sou ansioso, ao entrar no site do governo eletrônico fui logo procurando o link para a versão 2.0... esforço em vão, não achei nenhum link para o modelo. Voltei ao texto com um pouco mais calma e finalmente consegui achar um caminho...lá estava: "a nova versão já está disponível neste sítio, no item Consultas Públicas".
Legal... cliquei no link e tive a primeira surpresa: o arquivo não está disponível diretamente na página de "Consultas Públicas", antes disso é preciso fazer um cadastro com direito a CPF obrigatório e mais alguns outros campos. O sistema envia a senha de acesso ao site validando o e-mail do cadastro. Com login e senha em mãos tive só que adivinhar em qual dos links estava o modelo... tive sorte e achei no segundo link. Ufa... consegui!

e-MAG 2.0 (704 Kb)


2) A segunda surpresa foi descobrir que o Governo Eletrônico disponibilizou um link no canto superior direito de seu site para a sua versão acessível do portal. É triste ver o governo nadando mais uma vez contra a corrente.

09 dezembro 2005

A sorte favorece aos que ousam...sonhar.

"Quando a criação do novo está em jogo, resignar-se ao provável e ao exeqüível é condenar-se ao passado e à repetição. No universo das relações humanas, o futuro responde à força e à ousadia do nosso querer. A capacidade de sonho fecunda o real, reembaralha as cartas do provável e subverte as fronteiras do possível. Os sonhos secretam o futuro. "

Eduardo Giannetti, O valor do amanhã

Próxima prévia do IE 7 fica para 2006

Como era de se esperar, a próxima prévia do IE, navegador da Microsoft ficou para o primeiro trimestre de 2006... Como sou muito otimista espero que a demora seja para ajustar a nova versão aos padrões Web (Web Standards). Só para constar, eu também acredito em Papai Noel.

Vejam matéria no IDG Now!

 
Clicky Web Analytics