Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

21 agosto 2006

O que as 100 melhores empresas para se trabalhar têm, que a minha não tem?

A consultoria internacional Great Place to Work Institute, realizou uma pesquisa com 32 mil funcionários de empresas em todo Brasil em parceria com a revista Época e apontou as 100 melhores empresas para se trabalhar.

100 melhores empresas Pesquisa do Great Place to Work Institute revela quais são os melhores lugares para trabalhar. O campeão é Serasa
Com a lista em mãos, vamos ao que interessa: o que elas têm que a minha não tem?

Analisar o modelo de gestão de cada uma dessas empresas, não é uma estratégia simples, mas uma saída é buscar o que elas têm em comum, ou seja:

- Além de oferecer uma da diversidade de benefícios, participação nos lucros, sociedade, horário flexível, capacitação, folgas extras, etc., a principal variável encontrada nessas empresas é: a preocupação em manter as pessoas felizes e satisfeitas.

É isso mesmo, a estratégia mais comum, é colocar as pessoas em primeiro lugar, não por altruísmo, mas sim, por uma visão moderna em busca de melhores resultados.

Resultado que fica melhor de perceber com números como esses abaixo que foram retirados da reportagem de capa da revista Época de 21 de agosto de 2006:

“’100 melhores empresas para trabalhar’ da revista Fortune teve um desempenho superior ao do índice Standard and Poor´s 500 por um fator 5 para 1 ao longo dos últimos nove anos”.

Infelizmente, o que essas melhores empresas oferecem, ainda não está no alcance da maioria das empresas brasileiras, mas como escreveu Max Gehringer em seu artigo: “...Seguramente, essa é a direção para qual todas as empresas vão caminhar. É só uma questão de tempo...”

07 agosto 2006

Heráclito, o pai do pensamento criativo

Gostaria de apresentar o pai do pensamento criativo, na verdade, um filosofo que ficou conhecido na Grécia antiga por suas frases brilhantes e provocativas e que se chamava Heráclito. Passaram-se 2500 anos e suas idéias permanecem incrivelmente originais e atuais.

Através do livro “Espere o inesperado ou você não o encontrará”, de Roger Von Oech, presente que recebi do grande amigo Carlão (Carlos Santanna), tive acesso as suas idéias enigmáticas.

Segundo Roger: “não se sabe se Heráclito chegou a escrever algum livro... Tudo que resta de seu pensamento são cerca de 125 epigramas, chamados ´fragmentos´ pelo compilador de suas obras, o alemão Hermann Diels, do século XIX".

Em seu livro, Roger lista e comenta 30 perolas desses fragmentos.

A partir de hoje, utilizarei esse espaço para listar alguns desses insights criativos, como esse abaixo:

#1 “Onde não há luz do sol podemos ver as estrelas."

Nessa fantástica metáfora, o sol representa o aspecto dominante de uma coisa ou situação e as estrelas da noite, representam os aspectos menos evidentes de uma situação.
Vejamos um exemplo prático disso: a falta do centro-avante goleador, pode evidenciar o brilho de um jogador do meio do campo.

 
Clicky Web Analytics