Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

15 outubro 2009

Dia 22: lançamento do livro "O tiro e o alvo"

Na próxima quinta-feira, 22 de outubro, teremos o lançamento do Livro "O tiro e o alvo: aforismos para resolução de problemas de negócios", a partir das 18h, na nova Livraria da Travessa, Rua 7 de Setembro, 54 - Centro - Rio de Janeiro.

Eu sou suspeito para falar do livro, afinal sou filho e fã de carteirinha do autor, mas acredito mesmo que ele deveria ser leitura obrigatória para todos que buscam vantagens competitivas nesse mercado tão "copy and paste".

Segue matéria sobre o livro: O GLOBO - 08/09/2009 - Coluna CONEXÃO GLOBAL - Caderno de Economia

'A coluna aposta: este ano não saíra livro sobre tecnologia mais intrigante que “O tiro e o alvo – Aforismos para resolução de negócios”, de Horácio Soares Neto. Reúne trocentos aforismos ao melhor estilo dos bons pensadores: fazem refletir, conduzem a mudanças. O livro trata do uso – ou mau uso – da tecnologia no mundo dos negócios.

Horácio sabe do que está falando. Ele é analista de sistemas e professor da área há mais de 40 anos. Já viu de tudo, já fez de tudo. Agora está tirando da cartola algumas provocações que merecem atenção por parte de gestores e, principalmente, da turma que está começando. Ele parte da ideia de que devemos estar mais atentos à observação dos problemas. E evitar os manuais com procedimentos preconcebidos.

São coisas simples, mas que passam despercebidas. É o caso da Lei Romário: “Em termos tecnológicos, um ano é uma eternidade e, tudo pode mudar (...). Quando uma empresa reconhece estar atrasada tecnologicamente em relação ao mercado, é natural que desenvolva um projeto de mudança para alcançar a concorrência. No entanto, ao atingir o patamar previsto, seus concorrentes já terão dado passos à frente. Por isso, quando se estabelecerem alvos de mudança, deve-se agir como o Romário. Enquanto atacantes comuns correm para onde a bola está, o baixinho corre (ou corria) para onde a bola vai estar”.

Será que todo gestor pensa assim? Passeando entre a filosofia e a tecnologia, Horácio bate um bolão.

Em tempo: o livro sai pela editora Cais Pharoux'.

Nelson Vasconcelos

 
Clicky Web Analytics