Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

28 novembro 2006

Seu menu dropdown funciona com o teclado?

“Uma das coisas mais importantes ao se tornar um site acessível é assegurar-se de que é possível navegar integralmente pelo site e acessar qualquer informação usando o teclado.”

O Bruno postou em seu blog Brunotorres.net, uma importante questão sobre a usabilidade e acessibilidade dos menus dropdown. Da forma como a maioria desses menus foram construídos, só atendem aos usuários que podem fazer uso do mouse, ou seja, quem acessa apenas via teclado ou usa o mouse com dificuldades, não tem como acessar os subitens destes menus.

Exemplo do efeito do menu dropdown antes e depois do evento onmouseover:

menu horizontal com 5 links
menu anterior com o link Educação apresentando suas 7 subopções. Evento gerado pelo ponteiro do mouse sobre o item.
Esse recurso beneficia todos os usuários e não só aos cegos com seus leitores de tela e aos deficientes motores impossibilitados de usar o mouse, mas também qualquer pessoa que tenha ou passe por algum problema ou limitação.

Fotos de pessoas que têm dificuldades e pouca precisão no uso do mouse:
deficiente motor utilizando o mouse com dificuldades
mãos de um idoso utilizando o mouse com dificuldades
Pode parecer exagero, mas qualquer um de nós pode, em determinada situação, ficar impossibilitado mesmo que temporariamente, de usar o mouse.

Um braço quebrado, uma tendinite, um óculos danificado, o mouse sujo, ou ainda, a necessidade de usar um determinado dispositivo com limitações. Por estas e outras tantas razões, não poderemos utilizar o mouse com precisão, ou simplesmente, não poderemos usar o mouse, sendo a única saída então o teclado.

Outro argumento, é que alguns usuários preferem usar o teclado ao mouse, então por que não aplicar o acesso ao menu dropdown também via teclado para que esse usuário tenha a liberdade de decidir como quer acessar?

Saltos (links internos) para o conteúdo principal, sistema de busca e menu interno, quando aplicados no início das páginas ou em alguns outros lugares estratégicos, dependendo da ocasião, aumentam bastante a usabilidade dos sites para quem usa apenas o teclado, mas isso é assunto para outro post.

Em seu artigo, Bruno lista algumas técnicas simples para tornar esses menus acessíveis via teclado e prometeu que irá fazer um follow-up com outras técnicas em breve, vamos aguardar.

E como ele muito bem colocou: “agora você não tem mais motivo para dizer que seu submenu não funciona com o teclado...”

Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics