O governo eletrônico lançou a versão 2.0 do e-MAG neste último dia 15:
"O Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico foi lançado na tarde desta quarta-feira, dia 14 de dezembro, em Brasília, durante o Seminário Ibero-Americano “Construindo uma referência brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico”. O documento contém as recomendações de acessibilidade para a construção e adaptação de conteúdos do Governo Brasileiro na Internet. O evento ocorreu na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O Modelo de Acessibilidade foi construído pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento."
Fonte: Governo Eletrônico
Na busca pelo novo modelo tive algumas surpresas:
1) Como sou ansioso, ao entrar no site do governo eletrônico fui logo procurando o link para a versão 2.0... esforço em vão, não achei nenhum link para o modelo. Voltei ao texto com um pouco mais calma e finalmente consegui achar um caminho...lá estava: "a nova versão já está disponível neste sítio, no item Consultas Públicas".
Legal... cliquei no link e tive a primeira surpresa: o arquivo não está disponível diretamente na página de "Consultas Públicas", antes disso é preciso fazer um cadastro com direito a CPF obrigatório e mais alguns outros campos. O sistema envia a senha de acesso ao site validando o e-mail do cadastro. Com login e senha em mãos tive só que adivinhar em qual dos links estava o modelo... tive sorte e achei no segundo link. Ufa... consegui!
e-MAG 2.0 (704 Kb)
2) A segunda surpresa foi descobrir que o Governo Eletrônico disponibilizou um link no canto superior direito de seu site para a sua versão acessível do portal. É triste ver o governo nadando mais uma vez contra a corrente.