Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

17 abril 2006

Para que servem as barreiras?

Quem responde a pergunta, são duas pessoas muito especiais que apesar de todas as adversidades, superaram as barreiras impostas pelas suas deficiências e, principalmente, pela sociedade.

- Sou surdocego – e escrevo poemas (José Pedro Amaral)

Ele vive rodeado de tecnologia. Sem qualquer audição natural e não mais de cinco por cento de visão num olho e dez por cento no outro, caminha pela rua como um cego comum, mas lê através de sistemas de ampliação e ouve com recurso a um implante coclear. Teve dificuldades de integração na escola e demorou a solidificar uma carreira profissional. Hoje, porém, é funcionário público, dirigente associativo, amplo conhecedor das novas tecnologias – e poeta. Outra força da natureza.

Conheça a história de José Pedro


- Tenho 'ossos de vidro'– e então? (Mafalda Maria Ramalho Ribeiro)

Nascida em 1983, em Lisboa, vive há quase 23 anos com osteogénese imperfeita, doença óssea que lhe deixou o corpo diminuto e lhe retirou a capacidade de andar. Nasceu de cesariana, e ainda bem: um parto natural tê-la-ia matado. Tinha 1,950 kg e 36 cm, e só então lhe foi diagnosticada a doença. Foi baptizada à pressa. Os médicos não acreditavam que sobrevivesse mais de três meses e, nos primeiros dias, não só a sonegaram à mãe, ainda em convalescença, como secaram os peitos em que devia mamar. “Consideraram que não valia a pena conservar o leite, porque eu ia morrer.” As dores, provocadas pelas duas pernas partidas e pela extrema fragilidade, tornavam-na num bebé em permanente sofrimento.

Leia na integra essa incrivel história

12 abril 2006

Acessibilidade: adaptador de mouse filtra tremor das mãos

SÃO PAULO - A IBM apresentou um adaptador de mouse capaz de filtrar o tremor das mãos, deixando os comandos do acessório mais firmes e precisos, mesmo quando o usuário sofre de maus físicos ou dificuldades para controlar o mouse.

Segundo a IBM, o adaptador usa tecnologia similar à aplicada em estabilizadores de câmeras e filmadoras. O acessório é conectado entre o mouse e o PC e dispensa o uso de qualquer software adicional.

O produto é capaz de filtrar os movimentos erráticos e não enviar ao PC comandos de baixo deslocamento do mouse, típicos do tremor. O adaptador oferece vários níveis de ajuste e pode ser desativado quando o usuário assim o quiser. A idéia é proporcionar conforto a variados tipos de usuários.

O produto é comercializado nos Estados Unidos por US$ 100 pela empresa Montrose Secam. Não há previsão de lançamento do adaptador no mercado brasileiro.

Fonte: Info Online

10 abril 2006

Frases para aqueles que se recusam a mudar...

"But what ... is it good for?"
-Engineer at the Advanced Computing Systems Division of IBM, 1968, commenting on the microchip.

"If I had thought about it, I wouldn't have done the experiment. The literature was full of examples that said you can't do this."
-Spencer Silver on the work that led to the unique adhesives for 3-M "Post-It" Notepads.

"There is no reason anyone would want a computer in their home."
-Ken Olson, president, chairman and founder of Digital Equipment Corp., 1977

"We don't like their sound, and guitar music is on the way out."
-Decca Recording Co. rejecting the Beatles, 1962.

 
Clicky Web Analytics