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20 novembro 2005

Idéias que viram dinheiro

Interessante a matéria sobre inovação da capa da Exame, edição 856 da semana de 23/11/05. Mostra como a inovação se tornou vital para todas as empresas independente da sua área de atuação. Algumas variáveis como globalização, concorrência, clientes mais exigentes, etc. tornaram este modelo de inovação fundamental para a sobrevivência das empresas. Segundo a matéria, as organizações que não criarem um ambiente propício a novas idéias estarão assinando, mais cedo ou mais tarde, sua sentença de morte.

Segue o texto de início da matéria:

"Ogênio da inovação destes novos tempos possui talentos de um Jacques Cousteau. É um explorador capaz de correr o mundo em busca do que há de melhor nas empresas. Depois, junta tudo o que viu e decide o que pode render mais para o próprio negócio. Também possui habilidades de antropólogo. Observa e entende como os clientes reagem aos produtos e serviços disponíveis no mercado. É dotado ainda de uma capacidade premonitória. Antes dos concorrentes -- e até dos próprios clientes --, consegue criar produtos que se tornam imprescindíveis. O gênio da inovação não responde a demandas de mercado. Ele as cria. Mesmo que, para isso, tenha de aprender e aprender com uma sucessão de fracassos".

Fonte: Exame

O Chacrinha falava sempre que: "quem não se comunica se trumbica", então, quem não inova, no futuro vai ter que pedir esmola.
Eu sei que a rima foi péssima, mas espero ter conseguido passar a idéia...

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