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29 novembro 2005

HSM Podcasting

Vale a pena conferir...

A HSM, em parceria com o PodCasting Brasil, está disponibilizando arquivos em MP3 com alguns trechos das entrevistas e debates realizados durante a ExpoManagement, o Fórum Mundial de Negociação e o Fórum Mundial de Estratégia e Marketing em 2005.

É bom aproveitar... conhecendo o estilo da HSM, em breve eles vão criar algum modelo comercial para esse negócio. Ou talvez sejam apenas pirulitos, afinal, são arquivos com duração entre 5 e 15 minutos.

28 novembro 2005

Acessibilidade serviços setor público - União Europeia

Apenas 3 por cento do total dos Websites públicos da União Europeia satisfazem
os requisitos mínimos de acessibilidade Web.

Dos 436 sites analisados, 10 por cento encontravam-se em conformidade com alguns critérios, 17 por cento falharam parcialmente na conformidade com os requisitos, e 70 foram reprovados. A
principal razão para a reprovação é a legendagem de imagens.

Relatório: eAccessibility of public sector services in the European Union


Fonte: Hugo Cunha - lista de acessibildade

23 novembro 2005

Criatividade e Serendipidade

O que é Serendipidade?

- Capacidade de fazer descobertas importantes pro acaso.

Aportuguesamento de Serendipidy Ing. (1754) Serendip ou Serendib (do árabe Sarandíb), antigo nome do Sri Lanka + sufixo -ity, palavra criada pro Horace Walpole, a partir do conto de fadas Os três Príncipes de Serendip. cujos heróis sempre faziam descobertas acidentalmente ou por sagacidade de coisas que não procuram.

10 maneiras para estimular o encontro de casualidades importantes que podem trazer bons resultados (lucrativos) para suas atividades ou negócios.

* Mantenha a mente aberta - Seja receptivo para ouvir e digerir as informações.

* Escute primeiro - Analise antes de criticar ou descartar opiniões. Saiba ouvir mais do que falar.

* Seja onipresente - Escute, veja, leia e interaja com tudo ao seu redor.

* Aprenda de tudo - Enriqueça seu número de variáveis lendo e aprendendo assuntos amplamente diversos.

* Converse com todos - Busque opiniões com amigos e desconhecidos.

* Se envolva - Apaixone-se pelo mundo das idéias que ainda não foram descobertas.

* Compare resultados. - Articule diferentes assuntos e encontre pontos similares entre eles.

* Confie na sorte - A inspiração sempre chega para as pessoas que aspiram algo.

* Erre bastante - Se arrisque mais e não se preocupe com erros. A maior parte dos acasos felizes vieram como fruto da tentativa e erro.

* Perca o foco- Não pense estritamente no resultado esperado, isso tira sua atenção dos eventos casuais.

Fonte: Serendipidade.com/

22 novembro 2005

Feedback: World Usability Day em Sampa

Dia Mundial da Usabilidade
Estive no evento em São Paulo na Escola Politécnica – USP e fiquei surpreso ao perceber que finalmente a usabilidade está deixando de ser exclusividade da academia para aos poucos ser adotada pela indústria no desenvolvimento de produtos/serviços mais focados no cliente/usuário.

A globalização, aumento da concorrência, do mercado e a necessidade da criação de vantagens competitivas estão fazendo as empresas repensarem suas estratégias. Afinal, na Internet a concorrência mora ao lado, ou para ser mais preciso, a um clique de distância. Se os softwares e sites não forem acessíveis, intuitivos, fáceis de usar e entender é provável que muitas empresas comecem a perder mercado. Pouco adianta uma boa idéia convertida em software, mas que por falta de foco no usuário só consegue ser usado pelos seus criadores. O custo de falhas externas, ou seja, aquelas que são descobertas pelos clientes é caro demais e pode levar a perda de mercado, reparos dentro da garantia, ações judiciais, etc.

Gostei das palestras, mas um em especial me chamou a atenção: design de interfaces para TV interativa que foi ministrada pelo doutorando Gil Barros.

Ele levantou a bola para os problemas e oportunidades que virão a reboque dessa nova tecnologia. A TV digital levará a interatividade ao usuário/cliente através de softwares e interfaces que ainda não foram padronizadas. Existem diversos modelos em funcionamento e em testes na Europa e EUA. É o momento de experimentar novas soluções e propor padrões. O grande paradigma para os próximos 5 ou 10 anos será o desenvolvimento de softwares e Websites que funcionem, sejam intuitivos e fáceis de usar, acessíveis e com utilidade mensurável para o usuário da TV digital.

Gil nos deu umas dicas super bacanas, e porque não dizer, engraçadas de como deveremos adaptar/transformar o design de nossos sites para serem visualizados nos diferente televisores. Em primeiro lugar a espantosa resolução em que devemos basear o trabalho na TV Digital, nosso bom e velho 640 por 480 pixels. Nesse espaço monumental retire 10% de margem (em cima, baixo, a esquerda e direita) é a diferença entre os diferentes modelos de TV. Se formos usar algum tipo de legenda, deve ser retirado mais 10% de margem. É a única maneira de garantir legibilidade nas mensagens via texto.

Não é só isso, tem mais... a diferença de qualidade entre os monitores de computador e as TV´s é muito grande, portanto tire um pouco o foco de seu design e dê uma leve borrada, pronto, já podemos ter uma noção de como será apresentado nosso Website na TV. Um espetáculo!!!

Ele ainda aconselhou utilizarmos fonte com o tamanho mínimo de 24 pontos, apesar de algumas normas falarem algo em torno de 18 pontos.

Já tinha ficado assustado com a qualidade da apresentação dos sites foi quando Gil mostrou os primeiros modelos de controle remoto para TV Digital, aí realmente fiquei preocupado. Não há nenhuma padronização na posição das teclas e a comunicação se baseia basicamente no uso de 4 teclas coloridas (azul, verde, amarelo e vermelho) sem nenhuma combinação com símbolos em relevo o que tornaria um pouco acessível para daltônicos e outros deficientes visuais.

Muitos problemas? Sim, mas afinal, eles são matéria prima para soluções criativas. Sem um problema não é possível ser criativo.

ps. algumas das apresentações foram disponibilizadas em PDF no site da WUD.

20 novembro 2005

Idéias que viram dinheiro

Interessante a matéria sobre inovação da capa da Exame, edição 856 da semana de 23/11/05. Mostra como a inovação se tornou vital para todas as empresas independente da sua área de atuação. Algumas variáveis como globalização, concorrência, clientes mais exigentes, etc. tornaram este modelo de inovação fundamental para a sobrevivência das empresas. Segundo a matéria, as organizações que não criarem um ambiente propício a novas idéias estarão assinando, mais cedo ou mais tarde, sua sentença de morte.

Segue o texto de início da matéria:

"Ogênio da inovação destes novos tempos possui talentos de um Jacques Cousteau. É um explorador capaz de correr o mundo em busca do que há de melhor nas empresas. Depois, junta tudo o que viu e decide o que pode render mais para o próprio negócio. Também possui habilidades de antropólogo. Observa e entende como os clientes reagem aos produtos e serviços disponíveis no mercado. É dotado ainda de uma capacidade premonitória. Antes dos concorrentes -- e até dos próprios clientes --, consegue criar produtos que se tornam imprescindíveis. O gênio da inovação não responde a demandas de mercado. Ele as cria. Mesmo que, para isso, tenha de aprender e aprender com uma sucessão de fracassos".

Fonte: Exame

O Chacrinha falava sempre que: "quem não se comunica se trumbica", então, quem não inova, no futuro vai ter que pedir esmola.
Eu sei que a rima foi péssima, mas espero ter conseguido passar a idéia...

18 novembro 2005

Frase Criativa de Steven Levitt

"Desconfie sempre da sabedoria convencional. O senso comum precisa ser confrontado com perguntas, muitas perguntas. Algumas não levarão a nada. Outras vão produzir respostas absolutamente surpreendentes."
Steven Levitt

Fonte: Revista Veja Edição 1931 . 16 de novembro de 2005

17 novembro 2005

Novo artigo Acessibilidade: um rio Amazonas entre a teoria e a prática.

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Na teoria, tudo é muito bonito, mas na prática logo descobrimos que a única maneira eficiente e garantida de obter acessibilidade na Internet é através da realização de testes. Assim como as melhores práticas, os testes deverão fazer parte integrante da receita do bolo acessível. É um processo de aprendizagem e melhoria contínua, onde errar faz parte e, só podemos identificar os erros se testarmos as páginas do Website.

...

Espaço criado para comentários sobre o artigo: Acessibilidade: um rio Amazonas entre a teoria e a prática.

05 novembro 2005

WebEssentials05 - PodCasts

Logotipo Web Essentials 2005
Os caras disponibilizaram todas as apresentações em MP3 e os respectivos slides em PDF do evento que ocorreu em Sidney nos dias 29 e 30 de setembro de 2005.

Vale a pena conferir... só o Eric Meyer, um dos maiores especialistas em CSS (Cascading Style Sheets), têm duas apresentações...

Apresentações: Podcast e Slides

 
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