O que as 100 melhores empresas para se trabalhar têm, que a minha não tem?
A consultoria internacional Great Place to Work Institute, realizou uma pesquisa com 32 mil funcionários de empresas em todo Brasil em parceria com a revista Época e apontou as 100 melhores empresas para se trabalhar.
Com a lista em mãos, vamos ao que interessa: o que elas têm que a minha não tem?
Analisar o modelo de gestão de cada uma dessas empresas, não é uma estratégia simples, mas uma saída é buscar o que elas têm em comum, ou seja:
- Além de oferecer uma da diversidade de benefícios, participação nos lucros, sociedade, horário flexível, capacitação, folgas extras, etc., a principal variável encontrada nessas empresas é: a preocupação em manter as pessoas felizes e satisfeitas.
É isso mesmo, a estratégia mais comum, é colocar as pessoas em primeiro lugar, não por altruísmo, mas sim, por uma visão moderna em busca de melhores resultados.
Resultado que fica melhor de perceber com números como esses abaixo que foram retirados da reportagem de capa da revista Época de 21 de agosto de 2006:
“’100 melhores empresas para trabalhar’ da revista Fortune teve um desempenho superior ao do índice Standard and Poor´s 500 por um fator 5 para 1 ao longo dos últimos nove anos”.
Infelizmente, o que essas melhores empresas oferecem, ainda não está no alcance da maioria das empresas brasileiras, mas como escreveu Max Gehringer em seu artigo: “...Seguramente, essa é a direção para qual todas as empresas vão caminhar. É só uma questão de tempo...”