Heráclito, o pai do pensamento criativo
Gostaria de apresentar o pai do pensamento criativo, na verdade, um filosofo que ficou conhecido na Grécia antiga por suas frases brilhantes e provocativas e que se chamava Heráclito. Passaram-se 2500 anos e suas idéias permanecem incrivelmente originais e atuais.
Através do livro “Espere o inesperado ou você não o encontrará”, de Roger Von Oech, presente que recebi do grande amigo Carlão (Carlos Santanna), tive acesso as suas idéias enigmáticas.
Segundo Roger: “não se sabe se Heráclito chegou a escrever algum livro... Tudo que resta de seu pensamento são cerca de 125 epigramas, chamados ´fragmentos´ pelo compilador de suas obras, o alemão Hermann Diels, do século XIX".
Em seu livro, Roger lista e comenta 30 perolas desses fragmentos.
A partir de hoje, utilizarei esse espaço para listar alguns desses insights criativos, como esse abaixo:
#1 “Onde não há luz do sol podemos ver as estrelas."
Nessa fantástica metáfora, o sol representa o aspecto dominante de uma coisa ou situação e as estrelas da noite, representam os aspectos menos evidentes de uma situação.
Vejamos um exemplo prático disso: a falta do centro-avante goleador, pode evidenciar o brilho de um jogador do meio do campo.
2 comentários:
Enjoyed a lot! camp wo he lo cyamaca ca Powerpuff orgy pictures Blonde and black hair Local ice machines Titan poker bonus Surrender life insurance shemales timeshare marketing audi a4 ecu calif unemployment insurance Transvestites cum shoot
o livro é realmente muito bom.
nos faz perceber a cada insight, ,coisas que estão presentes em nossa vida que nem percebemos.
Postar um comentário