Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

19 outubro 2006

Deficiente traz vantagens às empresas, diz único procurador cego do Brasil

Acessibilidade e inclusão X Lucratividade

Aos poucos o paradigma do assistencialismo vai dando lugar a um novo modelo, onde a pessoa como deficiência passa a ser vista como um recurso muito capaz e a diversidade, como uma vantagem competitiva...

Vejamos abaixo o interessante testemunho desse valente brasileiro:

'O procurador do Trabalho Ricardo Tadeu Marques da Fonseca é exemplo na luta pelos deficientes. Nos seus 15 anos de Ministério Público, Fonseca teve que superar muitos desafios para chegar onde está: ele é o único membro do MP no país com deficiência visual.

Em entrevista a Última Instância, falou de sua participação na elaboração de tratado na ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o direito dos deficientes e chamou a atenção das empresas para as potencialidades que um deficiente pode trazer.

“A inserção de deficientes tem propiciado uma aproximação da equipe, sem falar na imagem que a empresa passa a ter junto a clientes e fornecedores. A convivência humaniza as relações, mostra que é possível vencer barreiras e motiva. Você vê uma pessoa sem os dois braços digitando com os pés, ‘rápido prá chuchu’...Isso tem um efeito que dispensa mil discursos motivacionais”, diz.

Segundo Fonseca, o grande desafio é “descobrir nas deficiências as potências”. “O problema é que há milênios nós estamos acostumados a ver as pessoas com deficiência como carentes, assistíveis. E não se vê as capacidades. É isso que a gente tem mostrado aos empresários”, afirma.'

Leia aqui, toda a entrevista com o Procurador Ricardo Tadeu

Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics