Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

13 abril 2007

Teste-drive: revista iMasters

capa da revista número 1 da iMasters
Mesmo antes de sair, ela já deu muito pano pra manga... um verdadeiro racha na galera de TI, uns são totalmente contra ter uma revista de TI em papel que surgiu na web, outros a favor e, outros como eu, meio contra e meio a favor.

Espera aí, deixa-me explicar, não sou de ficar em cima do muro... No pouquíssimo tempo que tenho livre uso revistas, livros e artigos impressos para me atualizar. No banheiro, metrô, praia, banheira, filas, etc. Gosto muito da idéia da criação de uma revista a partir de um site e acho que escolheram muito bem os colaboradores... Mas em contra partida, cobrar por uma assinatura digital é ir na contra-mão do transito, conforme explico no comentário que fiz no post do Bruno - Revista impressa de tecnologia e tão século XX... do dia 3 de abril de 2007:

“...Eu adoro ler revistas impressas e acredito que ainda terão espaço durante muito tempo, isto é, até acabarem as árvores ou inventarem uma tecnologia realmente barata e acessível que adicione valor a essa experiência.
É minha opinião e acredito que também deva ser uma grande parcela dos consumidores de TI.

Achei a iniciativa bacana, só acho que a versão digital da revista está com um modelo totalmente errado e que vai nadar contra a maré. Podem e devem cobrar pela revista impressa, mas pela versão digital… vai ser um tiro no pé… hoje temos acesso a quase toda e, porque não, toda informação que precisamos de graça… Porque então iremos pagar para ler artigos, se quase todos os editores dessa revista estão cansados de colocar suas idéias e opiniões “di gratissss” em seu blogs e afins? Inicialmente até vai dar samba, mas a médio e longo prazo, acredito que esse modelo vai ter que mudar para dar certo…

Um outro problema é o site, deveriam ter tomado um pouco mais de cuidado, pois usar flash e tabelas aninhadas, ninguém merece!!!...”


Como o Bruno foi extremamente franco ao expressar sua opinião sobre a revista mesmo antes do seu lançamento, já são mais de 50 comentários...

Bem, voltando ao tema desse post, ontem, sexta-feira treze de abril logo após de uns 6 chopinhos, peguei o metrô na direção de casa e iniciei o test-drive da minha mais nova aquisição, o número 1 da revista iMasters.

Ok, ainda não li toda a revista, mas alguns artigos e já passei os olhos no resto... depois de ler tudo volto aqui para fazer mais alguns comentários...

Segue minha breve opinião sobre a revista:

Pontos a favor:


  • Formato/Tamanho – inovador e super prático, pode-se levar para todos os lugares

  • Projeto gráfico – belo projeto

  • Ilustrações

  • Equipe, colaboradores e articulistas


Pontos contra:

  • Preço (R$ 13,00) – preço bem acima da concorrência

  • Acessibilidade: letras muito pequenas e em alguns casos com pouco contraste, como no currículo do Mauro Pinheiro na página 19, que além de minúsculo, sua cor é cinza escuro e no fundo tem uma textura alternando pequenos quadrados brancos e cinza... impossível de ler! Falando nisso alguém conseguiu ler as anotações das páginas 62 e 63?

  • As ilustrações são um ponto a favor, mas em alguns casos, passou do ponto. Não sei se porque em determinados artigos senti falta de substância, mas em compensação, sobram detalhes gráficos. Um leitor desavisado pode ficar em dúvida com relação ao foco da revista: é sobre arte ou TI?


E você o que achou da revista?

Um comentário:

Rodrigues Comandolli disse...

Fala Horácio!

Conversamos no curso de AI em SP. Como tinha te falado, estava preparando aí um canal pra eu "abrir a boca" e já está on-line: http://www.comand.art.br/

Me passa teu MSN para irmos falando.

Abs.,

 
Clicky Web Analytics