Como obter a sonhada vantagem competitiva?
"Ter vantagem competitiva é como ter um revólver em uma luta de facas." Anonimo
Só existe um caminho...através da inovação!!!
Segundo Marcos Cavalcanti - coordenador do Centro de Referência em Inteligência (Crie), da Coppe/UFRJ, em entrevista desse último domingo para o caderno Boa Chance, inovação é a capacidade de transformar idéias em produtos e serviços. De resolver problemas de uma forma nova, reduzindo custos ou criando riqueza.
Mas inovar não é simples, é sempre um pouco arriscado, caro e também não é garantia de sucesso, afinal, segundo pesquisas, estima-se que de cada dez iniciativas de inovação, só duas ou três dão certo.
Se é muito arriscado, então o negócio é esperar o mercado criar novos produtos e, se eles derem certo, então benchmark neles... Não acho que seja uma estratégia muito inteligente copiar a concorrência, para dizer a verdade, considero uma estratégia Kamikazi, suicida.
Infelizmente é assim que pensam e fazem a grande maioria das empresas brasileiras. Uma pesquisa do Ipea, mostra que 98,3% das indústrias brasileiras não são inovadoras. Mas mostra também que esse 1,7% inovador é responsável por mais de 25% do faturamento de todas elas.
O problema é que, para inovar, é preciso primeiro mudar a cultura das empresas, seus colaboradores e, principalmente, de seus executivos. Destruir o mito que não deve-se mexer em time que está ganhando, afinal, o líder deve ser o primeiro a mudar se quiser continuar no topo.
Mas mudar cultura é sempre um processo lento e difícil, mas o único caminho para a inovação e o crescimento.
A empresa deve criar um ambiente onde todos possam perguntar e questionar o funcionamento dos processos, onde sejam estimulados a pensar e buscarem novas soluções para antigos e novos problemas.