Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

31 julho 2007

Como obter a sonhada vantagem competitiva?

"Ter vantagem competitiva é como ter um revólver em uma luta de facas." Anonimo

Só existe um caminho...através da inovação!!!

Segundo Marcos Cavalcanti - coordenador do Centro de Referência em Inteligência (Crie), da Coppe/UFRJ, em entrevista desse último domingo para o caderno Boa Chance, inovação é a capacidade de transformar idéias em produtos e serviços. De resolver problemas de uma forma nova, reduzindo custos ou criando riqueza.
uma pião de xadrez em destaque no meio de tantosMas inovar não é simples, é sempre um pouco arriscado, caro e também não é garantia de sucesso, afinal, segundo pesquisas, estima-se que de cada dez iniciativas de inovação, só duas ou três dão certo.

Se é muito arriscado, então o negócio é esperar o mercado criar novos produtos e, se eles derem certo, então benchmark neles... Não acho que seja uma estratégia muito inteligente copiar a concorrência, para dizer a verdade, considero uma estratégia Kamikazi, suicida.

Infelizmente é assim que pensam e fazem a grande maioria das empresas brasileiras. Uma pesquisa do Ipea, mostra que 98,3% das indústrias brasileiras não são inovadoras. Mas mostra também que esse 1,7% inovador é responsável por mais de 25% do faturamento de todas elas.

O problema é que, para inovar, é preciso primeiro mudar a cultura das empresas, seus colaboradores e, principalmente, de seus executivos. Destruir o mito que não deve-se mexer em time que está ganhando, afinal, o líder deve ser o primeiro a mudar se quiser continuar no topo.

Mas mudar cultura é sempre um processo lento e difícil, mas o único caminho para a inovação e o crescimento.

A empresa deve criar um ambiente onde todos possam perguntar e questionar o funcionamento dos processos, onde sejam estimulados a pensar e buscarem novas soluções para antigos e novos problemas.

Um comentário:

André Valongueiro disse...

Horácio, grande artigo.

Achei especialmente interessante os dados que mostram que apenas 1,7% das empresas são consideradas inovadoras e que elas detém 25% do faturamento de todas elas.

Isso prova que ainda existe um grande espaço para inovações no mercado. Seria legal ouvir de você quais os caminhos a serem seguidos para criar um ambiente de inovações dentro de empresas e corporações.

Um grande abraço!

 
Clicky Web Analytics