Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

26 janeiro 2008

Fatos, fotos e slides de 2007 - parte 2

Julho

Uma pesquisa do Ipea, mostrou que 98,3% das indústrias brasileiras não são inovadoras. Apenas 1,7% é inovador e responsável por mais de 25% do faturamento de todas elas juntas.

Todos sonham com a vantagem competitiva, mas sem incentivo e uma cultura que promova a inovação, a maioria das empresas brasileiras vão continuar atuando como meros espectadores diante desse competitivo e globalizado mercado.

Agosto

Acesso digital capacitou a equipe da prefeitura de Angra dos Reis.

Realizamos o treinamento da equipe de desenvolvimento web da prefeitura de Angra dos Reis em Acessibilidade Web e Web Standards.

Ficamos surpresos com o alto nível técnico da equipe, assim como o grande interesse de todos pelo tema.

Palestra na Rioinfo.

Pelo segundo ano consecutivo fui palestrante da Rioinfo. Dessa vez foi no painel de acessibilidade, usabilidade e interface, onde apresentei o tema: "Design para Simplicidade".



Disponibilizei também a gravação em MP3 que fiz durante a apresentação:

Design para Simplicidade - arquivo MP3 - tamanho 24MB - Duração 25 minutos.

Setembro.

Roger Johansson – do ótimo, 456 BEREAst.com, publicou o útil artigo: 10 ferramentas para checar o contraste entre cores.

Outubro.

9ª Conferência sobre Portais Corporativos - IBC

Voltei a participar do evento do IBC, desta vez no Painel sobre Inovações e Tendências na 9ª Conferência sobre Portais Corporativos - IBC, palestrando sobre Podcast, WebCast e Inovações em Design.


EBAI - primeiro encontro brasileiro de arquitetos da informação.


Na mesma semana do evento do IBC, rolou em São Paulo o primeiro e memorável encontro de arquitetos da informação, o EBAI.

foto com os participantes do EBAI - encontro brasileiro de arquitetura da informação sobre o palco


Outras fotos foram publicadas pelos arquitetos e fotógrafos amadores no Flickr e podem ser encontradas através de uma simples busca pelo tag EBAI.

O evento foi excelente e entre os muitos trabalhos apresentados, tivemos o artigo da Lêda: Acessibilidade Web: Sete Mitos e Um Equívoco.

Barcamp Rio


Em pleno domingão, rolou o primeiro Barcamp Rio, na PUC-RIO - Gávea. Fiquei apenas na parte da manhã, mas mesmo assim valeu a pena. Muita troca de experiências e idéias com uma galerinha relevante da blogosfera carioca e paulista.

Aula na pós em Marketting Digital da Facha.

Depois do Nino Carvalho (Marketing de Relacionamento Online), Paulo Rodrigo Teixeira (Otimização em Mecanismos de Busca) e Vicente Tardin (Comunidades e Relacionamento), foi a minha vez de encarar a excelente turma da Pós-Graduação em Gestão em Marketing Digital com a cadeira Experiência do usuário e Usabilidade. Não me decepcionei nem um pouco, a turma é realmente ótima e além de alunos, fiz grande amigos.

O curso tem a Coordenação do Prof. Bruno Rodrigues e já estão abertas as matrículas para segunda turma que tem início no dia 10 de março de 2008, às segundas e quartas-feiras.

Novembro

WORKSHOP W.A.I.U. (Acessibilidade, Arquitetura da Informação e Usabilidade)


logotipo do 1º Workshop de AI, Acessibilidade e Usabilidade
Apesar dos problemas com a infra-estrutura, sem ar condicionado o dia inteiro e sem internet na parte da manhã exatamente quando a Acesso Digital mais precisava, a experiência foi muito boa e o feedback excelente tanto da apresentação da Acesso Digital como do workshop como um todo.

Uns 40% dos presentes já tinham assistido ao nosso vídeo: Acessibilidade na Web: Custo ou Benefício, mas mesmo assim, pelo voto democrático, passamos novamente.

Mesmo no sábado e do calor quase insuportável as vezes, as mais de 300 pessoas permaneceram no local até o final para assistir além da Acesso Digital, a apresentação do Frederick van Amstel e Amyris Fernandez falando de usabilidade e da Carolina Leslie e Luciana Cattony sobre Arquitetura da Informação.

Para ter acesso as apresentações, basta procurar por WAIU no slideshare http://slideshare.net ou clicar logo no:link direto para as apresentações.

Nossa apresentação:


Dezembro

Lançamento do livro: "Construindo Sites com CSS e (X)HTML"


Eu e o incansável mestre...Meu amigo Maurício (Maujor) lancou o livro: "Construindo Sites com CSS e (X)HTML" no dia 12, no carioquíssimo bar Amarelinho, na Cinelândia, centro do Rio.

Maurício e o editor da NOVATEC, prometeram ao MAQ uma versão acessível do livro. Essa é uma iniciativa empreendedora e espero sinceramente, que sirva como exemplo para outras editoras.

Outras fotos do lançamento.

Acesso Digital em Recife

Aula MAQ Acessibilidade - Porto DigitalEm parceria com o Núcleo de Gestão do Porto Digital em Recife e as empresas Chesf e Celpe promovemos a capacitação em Acessibilidade Web e Web Standards tanto de profissionais de empresas estatais como privadas.
Foi uma experiência e tanto e a turminha de Recife é realmente um show a parte, seja pela competência, como pela simpatia.

Outras fotos de Recife:

Acesso Digital capacitou professores e alunos da UNIRIO.


turmaA Acesso Digital capacitou em acessibilidade web e web Standards professores e mestrandos em informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.

Outras fotos do treinamento na Unirio
.

Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics