Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

14 março 2006

IBM criou no final de 2005, área voltada para acessibilidade no Brasil

IBM Accessibility Center é responsável por oferecer soluções que facilitem o uso de tecnologia por pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

O IBM Acessibility Center irá desenvolver e levar ao mercado novas soluções de acessibilidade capazes de atender a necessidades específicas da população e das empresas brasileiras. Um exemplo é o novo software IBM, traduzido para português, que ajudará pessoas com problemas de visão a usarem computadores e navegarem em páginas da Internet.

"A IBM quer ajudar as empresas brasileiras e as agências do governo a tornar a tecnologia mais acessível a cidadãos, independente da faixa etária ou de limitações físicas que possam ter", diz Frances West, diretora do IBM Accessibility Center Global. "Com o novo Centro de Acessibilidade no Brasil, podemos atender às necessidades da sociedade brasileira, usufruindo de todo o talento local disponível para desenvolver novas tecnologias que ajudem na inclusão social e digital". Complementa Omar Varela, gerente do Centro de Acessibilidade da IBM Brasil.

As soluções de acessibilidade da IBM incluem as seguintes tecnologias desenvolvidas pelos seus pesquisadores e agora disponíveis também em português:

Easy Web Browsing
Ajuda pessoas com visão limitada ou com dificuldades de leitura a acessarem com mais facilidade informações disponíveis em páginas da Internet.

WebAdapt2Me
Expande a capacidade de uso de páginas da Internet através de recursos que aumentam o tamanho das letras, mudam as cores de fundo ou usam áudio para lerem o texto para quem está acessando. Para esta solução, a IBM também lançou uma versão mais nova que rodará em Linux.

ViaScribe
automaticamente cria legendas textuais de discursos falados para facilitar a inclusão de pessoas surdas ou que tenham dificuldade de aprendizado.

A IBM atua junto a agências do governo, incluindo a Secretaria de Direitos Humanos; Independent Software Vendors (ISVs), como o Accessibility Brazil; ONGs, entre elas a Laramara; e grupos como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Comunidade de Open Source. A IBM também defende a construção de sistemas de informação em padrões abertos como uma forma de facilitar e estimular a colaboração e inovação.

Além do centro no Brasil, a IBM conta também com Accessibility Centers nos Estados Unidos, Europa, Japão e China. Para mais informações sobre as iniciativas de acessibilidade da IBM, acesse: www.ibm.com/able.

Fonte: IBM Notícias

Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics