Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

24 agosto 2007

RioInfo 2007 - Slides, Fotos e MP3 da apresentação: Design para Simplicidade

Quarta-feira, dia 22, apresentei uma palestra sobre o tema "Design para Simplicidade" na Rio Info 2007 no painel sobre: acessibilidade, usabilidade e interface. A princípio, falaria sobre acessibilidade, mas por culpa da Microsoft, ou melhor, do office 2007 e de uma pergunta que recebemos sobre a acessibilidade do Google, resolvi mudar o enfoque da apresentação. Como o Bechara do iLearn iria mesmo falar sobre acessibilidade e no final do painel combinamos que passaríamos o vídeo "Acessibilidade na Web: Custo ou Benefício", fiquei tranqüilo ao mudar de foco.

1- Microsoft: na semana de 13 a 17 de agosto, estava fora do Rio e precisei ser substituído em uma aula. Fiz uma apresentação e enviei ao professor substituto. Um pouco antes da aula, ele me ligou dizendo que a apresentação não abria e que a extensão do arquivo era incompatível com seu powerpoint 2003. Ao invés de PPT eu havia salvo como PPTX. Como era possível? Bem, a MS resolveu mudar tudo em seu novo office e para resolver o problema rápido, eu teria que "salvar como" o arquivo em uma versão compatível com o office 2003.

Ai que começou o problema, onde está o Wally, digo, o "Save As"? Simplesmente essa nova versão do Office 2007 não disponibiliza o menu "Arquivo" ou "File" ou qualquer um dos menus a que estávamos acostumados... e não teve santo que me fizesse achar onde estava escondido o comando na nova versão.

Depois de apanhar muito e não achar o comando, meu cliente que já tinha passado pelo mesmo problema com essa nova interface, resolveu ajudar e mostrou onde ficava o "save as". Pois é, depois de 15 anos usando o PowerPoint para fazer apresentações, me senti o maior entre os maiores leigos no assunto. Capturei algumas das telas do office e coloquei na apresentação.

2 - Google: eu e o MAQ fizemos uma apresentação sobre acessibilidade na web segunda, dia 20. Durante a palestra um dos participantes nos fez a seguinte pergunta: O Google é acessível?
Minha resposta foi um grande NÃO e um enorme SIM. Estávamos falando do sistema de busca do Google, bem, explico isso na apresentação...

Segue abaixo algumas fotos, a apresentação no slideshare com opção para download em "PPT" compatível com versões anteriores a 2007 e o MP3 meio tosco que gravei da apresentação com meu smartfone. Como não consigo falar sem mexer os braços, não ficou lá nenhuma Brastemp. Além disso, em função do tempo curto, tive que acelerar um pouco e falar mais rápido do que de costume. Para terminar as desculpas, quem tiver paciência de ouvir repetidas vezes a palavra "enfim" usada como vírgula e alguns erros de concordância, pode achar interessante a abordagem do tema e iniciar uma discussão sobre o assunto.

Clique sobre as imagens abaixo para ampliar:

eu durante a apresentação na Rioinfo 2007.
Durante a apresentação na Rioinfo 2007..

mesa do painel Acessibilidade, Usabilidade e Interface - Márcio Barroso, Diretor Vice-presidente da Softex - Daniel Checchia da Lab 245 - Bechara da iLearn e eu da Acesso Digital.
Mesa do painel Acessibilidade, Usabilidade e Interface - Márcio Barroso, Diretor Vice-presidente da Softex - Daniel Checchia da Lab 245 - Bechara da iLearn e finalmente eu da Acesso Digital.

NEtworking após palestra com Robson Santos e ourtos colegas.
Networking após o painel - eu e o Robson Santos entre novos colegas.

Slides no Slideshare:



Gravação em MP3 da apresentação:
Design para Simplicidade - arquivo MP3 - tamanho 24MB - Duração 25 minutos.


<upgrade>


No mesmo dia a noite, rolou o encontro da lista de Arquitetura da Informação devidamente registrada pela Paola:

"Aconteceu ontem aqui no Rio mais um encontro de web. Dessa vez, foi no Puebla Café e apreciando Micheladas, tequilas e um pouco da culinária mexicana… uma noite muito agradável!..."

Foto encontro web rio de janeiro agosto 2007
Robson Santos, Horácio, Edson, Magalí, Cláudia, André, Peterson, Luiz Agner, Paola e Chaves.

Mais sobre o encontro e outras fotos no blog da Paola.


</upgrade>

Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics