Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

26 dezembro 2007

Supermercado Zona Sul: acessibilidade para inglês ver.

Gosto muito do supermercado Zona Sul, apesar do preço ser muitas vezes mais salgado do que em outros mercados, a qualidade dos produtos é excelente, assim como seu atendimento. Eles ainda têm uma pizza em forno a lenha que é um manjar dos deuses.

Esse mercado só é encontrado no Rio de Janeiro, em lugares nobres, nos bairros da zona sul, onde o poder aquisitivo é alto.

Apesar dessa qualidade no mundo real, o Site de comércio eletrônico do Zona Sul sempre foi inacessível, tanto para deficientes visuais quanto motores, mas apesar disso, minha amiga Lêda conseguia com muito custo, insistência e experiência, fazer suas compras por lá, mas levava no mínimo 2 horas, coisa que sua colega de trabalho fazia em apenas 20 minutos.
Mas comprovando a existência da "Lei de Murphy", recentemente, lançaram uma nova versão do site e conseguiram piorar o que já era ruim.

Esse é um assunto muito sério, pois todos os supermercados virtuais têm sérios problemas de acessibilidade e ninguém precisa mais deles do que pessoas com deficiências visuais, motores, etc.

Mais sobre esse interessante tema, não deixem de ler o artigo da Lêda: Supermercados: O Preço da Inacessibilidade - Os Supermercados Estão Comendo Mosca!

Mas o assunto desse post não é a versão eletrônica do Zona Sul e sim a sua loja real. Recebi em casa, no dia 23, alguns amigos e parceiros para uma confraternização. Gosto de fazer pizza, mas resolvi ter menos trabalho e comprar algumas semi-prontas para oferecer aos amigos.

Recentemente, fiquei muito feliz ao descobrir que eles disponibilizaram o cardápio da pizzaria em braille.
Foi então que tive uma idéia, já que iria comprar as pizzas no Zona Sul e como a Lêda iria participar dessa festinha, resolvi pedir o cardapio em braile emprestado, para que ela pudesse escolher seu sabor preferido sem ajuda de ninguém.

Muito bem, foi aí que descobri que a versão em braille não estava atualizada, deram prioridade apenas para a versão gráfica, atendendo somente aos videntes. Assim como acontece na maioria dos sites que têm duas versões, uma para videntes e outra para "deficientes visuais", a prioridade de atualização é sempre para versão gráfica.

Mas a propaganda para inglês ver está lá, bem grande: "temos cardápio em braille".

Como eles são bonzinhos, não é mesmo?

Bola fora Zona Sul, fora do estádio...

Um comentário:

ZMorais disse...

Caro Horário Pastor Soares.
Apesar de deficiente visual parcial (visão monocular e, ainda assim, precária) consigo entrar (com muita paciência) no "site" do "Zona Sul". Mas já desisti de lá efetuar minhas compras pois a demora no acesso às diversas seções é absurdamente lenta ! Já reclamei por "e-mail" e por telefone mas não adiantou.
Embora cliente do ZSul há anos, estou fazendo os pedidos em outro supermercado (Pão de Açúcar) cujo "site" é, digamos, normal, em termos de acessibilidade.
Muita saúde e muitos dias felizes.
Um grande abraço do
José Morais - Leblon - RJ

 
Clicky Web Analytics