Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

10 novembro 2006

Acessibilidade nas empresas: planejando a implementação de acessibilidade à Web

Recebi hoje a tradução do artigo "Implementation Plan for Web Accessibility" publicado no site do W3C.

Acho que o Maurício Samy do Maujor não deve dormir, ou talvez sejam os ares de Copacabana, a água de coco, enfim, o importante é que mais uma vez ele traduziu e disponibilizou esse interessante artigo para o português com o título: planejando a implementação de acessibilidade à Web.

É uma receita de bolo simples e, que se aplicada corretamente, pode implementar a cultura e política de acessibilidade nas "fabricas de software" e conscientizar os mais diversos profissionais da empresa envolvidos no desenvolvimento de sistemas Web.

Para que uma empresa implemente uma política de acessibilidade que realmente funcione é necessário que tenha executivos que acreditem que a acessibilidade é um importante requisito na qualidade de seus produtos e serviços e que patrocinem e apóiem essa iniciativa.

O que fazer então se os gerentes e diretores da empresa nunca ouviram falar de acessibilidade digital?

Um bom começo seria fazer uma apresentação interna sobre o tema, com dicas, melhores práticas, diretrizes, leis e, principalmente, com os benefícios que a acessibilidade trás aos produtos e a empresa.

Onde buscar argumentos:

- Artigos como o do Bruno: Acessibilidade não é altruísmo podem ajudar, assim como meu artigo o que é acessibilidade na Web?, onde listo quais são alguns dos benefícios de um projeto Web acessível.

- Outro argumento é a importância que empresas como a IBM estão dando a acessibilidade, fica mais fácil de perceber visitando o: Centro de acessibilidade da IBM .

Ou ir direto na fonte e dar uma boa pesquisada no Delicious, que é uma espécie de favoritos (bookmarks) colaborativo e tem ótimas referências sobre acessibilidade e outros assuntos afins.

Nenhum comentário:

 
Clicky Web Analytics