Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

20 dezembro 2006

Dois ótimos textos sobre acessibilidade digital de presente de Natal!!!

Dois pesquisadores em acessibilidade digital, competentes profissionais, ótimos escritores e, diga-se de passagem, meus ídolos e amigos, escreveram recentemente textos sobre acessibilidade para dois livros que estão para ser lançados em papel, mas que já estão disponíveis pela Web.

O primeiro pesquisador é o meu grande amigo MAQ, do excelente Bengala Legal, já o segundo, é na verdade uma pesquisadora, a minha amiga virtual Amanda Meincke Melo, doutoranda pela Unicamp.

O primeiro livro é patrocinado pelo do projeto Acessa São Paulo do Governo do Estado de São Paulo, ainda sem nome, e deverá ser lançado em papel no início de 2007. Além do MAQ com capítulo sobre acessibilidade digital, teremos outros nomes importantes em acessibilidade como a Marta Gil da Rede Saci), Teófilo Galvão e Paulo Romeu Filho do Prodam.

Acessem o texto do MAQ no link: Acessibilidade web: Tudo tem sua Primeira Vez.

O segundo livro tem o título: Acessibilidade - discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Foi organizado por Deise Tallarico Pupo, bibliotecária do LAB, Amanda Meincke Melo, doutoranda pelo Instituto de Computação e Sofía Pérez Ferres, mestranda pela Faculdade de Engenharia Mecânica, ambas da Unicamp e integrantes do grupo “Todos Nós”.

Amanda escreveu dois capítulos no livro, um sobre Design Universal e outro sobre Acessibilidade na Web.

O livro está em formato Acrobat PDF, mas a Amanda me prometeu disponibilizar em breve uma versão em HTML. A versão em pdf pode ser baixada diretamente no do site pessoal da Amanda.

Bom natal e uma ótima leitura para todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Horácio, muito obrigada pela bela apresentação e pela divulgação do livro "Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas"!

Assim, nossas idéias vão trafegando e se interconectando nesta rede incrível que é a internet e, quem sabe, fazem a diferença, né?

Precisei adiar um pouco a publicação da versão HTML do livro, pois estou trabalhando no texto de minha tese, e o material precisa de capricho. Tão logo eu entregue o texto da tese, volto a trabalhar na versão HTML do livro. Compromisso firmado! Afinal, teoria e prática precisam andar juntas.

Neste meio tempo, qualquer problema de acesso ao conteúdo do arquivo PDF, é só entrar em contato pelo e-mail: amanda.melo@ic.unicamp.br

Aproveito o espaço para divulgar um material que publiquei recentemente. Trata-se do mini-curso "Design inclusivo de sistemas de informação na web", ministrado como atividade dos eventos: VII Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, III Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, XII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.

O texto e as transparências estão disponíveis em: http://www.todosnos.unicamp.br/acessibilidade/pub/mini_curso_ihc2006/

Meu desejo de um final de ano repleto de coisas boas e um 2008 de muita perseverança e persistência em nossos ideais.

Abraços acessíveis!
Amanda

Anônimo disse...

Ops... Já pulei um ano!!!

Um 2007 de muita perseverança e persistência em nossos ideais!!!

 
Clicky Web Analytics