Frases de Domênico De Masi, pái do Ócio Criativo, para um novo 2007
"O homem que trabalha perde um tempo precioso"
Pode até parecer que De Masi é contra o trabalho, mas o que ele realmente não tolera é o seu modelo atual, centrado na idolatria do trabalho, do mercado e da competitividade elaborada pelo ocidente, principalmente pelos Estados Unidos.
Ele acredita que as atividades devem ser baseadas na simultaneidade entre o trabalho, estudo e lazer. O trabalho deveria ser, na maior parte das vezes, prazeroso e divertido e quando estamos assim, qualquer dia é sábado e qualquer hora é hora para trabalhar.
Outras frases do livro Ócio Criativo:
"O futuro pertence a quem souber libertar-se da idéia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e com o jogo, enfim, com o 'ócio criativo'".
"Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou s divertindo. Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo".
Domênico De Masi, O Ócio Criativo
Resumo do livro "O Ócio Criativo [PDF]" por Vanessa Costa
Aproveite o final de 2006 e se faça a seguite pergunta: qual é a diferença entre segunda-feira e sábado? Se a diferença for grande, alguma coisa pode estar errada e talvez seja preciso repensar alguns valores profissionais e pessoais para o novo ano que se aproxima.
Feliz 2007!!!
Um comentário:
Degustei o resumo da Vanessa aqui. Reflexão excelente para esse início do ano =). Abração, feliz 2007 =).
Postar um comentário