Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

27 dezembro 2006

Frases de Domênico De Masi, pái do Ócio Criativo, para um novo 2007

"O homem que trabalha perde um tempo precioso"

Pode até parecer que De Masi é contra o trabalho, mas o que ele realmente não tolera é o seu modelo atual, centrado na idolatria do trabalho, do mercado e da competitividade elaborada pelo ocidente, principalmente pelos Estados Unidos.

Ele acredita que as atividades devem ser baseadas na simultaneidade entre o trabalho, estudo e lazer. O trabalho deveria ser, na maior parte das vezes, prazeroso e divertido e quando estamos assim, qualquer dia é sábado e qualquer hora é hora para trabalhar.

Outras frases do livro Ócio Criativo:

"O futuro pertence a quem souber libertar-se da idéia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e com o jogo, enfim, com o 'ócio criativo'".

"Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou s divertindo. Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo".

Domênico De Masi, O Ócio Criativo

Resumo do livro "O Ócio Criativo [PDF]" por Vanessa Costa

Aproveite o final de 2006 e se faça a seguite pergunta: qual é a diferença entre segunda-feira e sábado? Se a diferença for grande, alguma coisa pode estar errada e talvez seja preciso repensar alguns valores profissionais e pessoais para o novo ano que se aproxima.

Feliz 2007!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Degustei o resumo da Vanessa aqui. Reflexão excelente para esse início do ano =). Abração, feliz 2007 =).

 
Clicky Web Analytics