Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

25 maio 2007

Entrevista para TV PUC - canal 16 NET Rio

Eu e MAQ demos uma rápida entrevista na quarta-feira passada, dia 23 de maio, para a TV PUC. Ela vai para o ar hoje, às 16h30m e domingo às 15h no canal 16, TV universitária da NET Rio. Em São Paulo, eles têm um convenio com a USP que deverá passar o programa por lá também, só não sabemos quando e onde.

É um programa de duração de uns 20 minutos e com três blocos. O tema foi “inclusão digital”.

No primeiro bloco foram entrevistados:

- Júlio Cesar da Hora - Diretor Executivo do PRODERJ - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de janeiro
- Júlio Oscar Lagun Filho - Subsecretário da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Rio de Janeiro

No segundo foi a vez de:
- Marise do portal da educação EduKbr
- um dos representantes do CDI - Comitê para Democratização da Informática.

No último bloco foi nossa vez, e respondemos a umas 3 perguntas cada sobre acessibilidade digital. Apesar da falta de intimidade com esses mídias, acho que ficou legal e todos foram muito bem.

Quem não puder assistir e quiser, poderá em breve baixar a entrevista no site da Acesso Digital.

Video na íntegra - Acessibilidade na Web: Custo ou Benefício?

Para quem não pode ir no lançamento do vídeo no Rio, dia 24, pode assistir aqui e agora ou baixar o vídeo na íntegra diretamente no site da Acesso Digital.

Acessibilidade na Web: Custo ou Benefício?


24 maio 2007

Hoje é dia de cineminha grátis - vídeo: “Acessibilidade na Web: custo ou benefício?”

Vídeo - Acessibilidade na Web: Custo ou Benefício?
Data e hora: 24 de maio de 2007, às 19h.
Local: Auditório do SENAC RIO - Rua Santa Luzia, 735 - 7º andar - Centro - Rio de Janeiro - Brasil.
Dica: próximo ao Metrô Cinelândia, saída Av. Rio Branco.
Informação: o local tem acessibilidade para pessoas com deficiência.
Apoio: Seprorj, Sebrae/RJ e Senac RIO.

Após o vídeo vai rolar mesa redonda com as seguintes figuras:

Quem não puder ir no lançamento, poderá baixar o vídeo completo ainda hoje, no final da tarde, em nosso site: Acesso Digital.

[upload]

Mesmo com o frio e chuva, depois do evento vamos tomar alguns chopinhos pelo centro do Rio. A primeira rodada de chope ou coca-cola, para os que não bebem, é por minha conta...

[/upload]

16 maio 2007

Portais do governo serão adaptados para cegos...Será... Será...Será...

Essa notícia tinha tudo para ser comemorada, mas fico realmente preocupado com um possível desperdício de tempo e dinheiro...

"BRASÍLIA - Os portais do governo federal serão adaptados para acesso por portadores de deficiência visual.

Uma portaria da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, publicada na semana passada, traz recomendações para que todos os 26 mil links do governo federal sejam adaptados ao acesso das mais de 16,5 milhões de pessoas que têm algum tipo de deficiência, em especial os deficientes visuais.

A informação é do secretário Rogério Santanna, que disse que todos os órgãos governamentais deverão se adaptar o mais rapidamente possível às exigências de acessibilidade para pessoas deficientes.

A secretaria vai fornecer um software, chamado "Silvinha", que foi desenvolvido em conjunto com a organização não-governamental Acessibilidade Brasil.
..."

Fonte: Info Online

Andei dando uma olhada em alguns sites do governo com selinho de acessibilidade e com "bunitus e muuuderrrnus" efeitos que permitem ao usuário aumentar e diminuir a fonte e escolher entre no mínimo umas três opções de cores de fundo e texto. Sites com selo do validador de acessibilidade brasileiro "Da Silva" e, que assim, são considerados acessíveis pelos seus mantenedores.

O problema é que isso não é bem verdade. Claro que estão muito mais acessíveis que nas suas versões anteriores que utilizavam em tabelas aninhadas e nenhuma técnica de acessibilidade. Mas pecam em confiar tanto em um selo de acessibilidade e em não realizarem testes com outros validadores, especialistas e usuários com diferentes necessidades - leia-se aqui: cegos, surdos, deficientes motores, idosos, leigos, etc.

Mesmo usando apenas os testadores automáticos de acessibilidade, a maioria desses sites com selinho de acessibilidade, senão todos, não passam pelos validadores: Watchfire WebXACT, eXaminator ou Hera e alguns pelo próprio Da Silva. Isso sem contar que nem de longe passaram pelos validadores do W3C para (X)HTML e CSS.

A partir desse resultado, resolvi pedir a opinião de alguns amigos deficientes e a resposta foi que, apesar de estarem em sua maioria teoricamente "acessíveis", apresentam uma acessibilidade capenga, ou seja, preparada para passar em validadores, e não para facilitar a navegação de quem realmente precisa de acessibilidade.

Escrevi um artigo 2 anos atrás e infelizmente desconfio que ele nunca esteve tão atual: "O selo não garante a acessibilidade".

Para terminar, volto a fazer algumas das mesmas perguntas que fiz nesse mesmo blog quando venceram os dois anos de prazo do decreto de lei de acessibilidade nº5.296:

Será que bastará ter o selinho de acessibilidade de um validador automático qualquer, para se safar?

E se um site estiver acessível e não tiver aplicado o selinho, o que será que vai acontecer?

Como o governo espera saber exatamente quem cumpriu ou não o decreto?

Quem vai testar e comprovar se os infinitos sites e suas intermináveis páginas estarão mesmo acessíveis?

14 maio 2007

Cego testa grau de exclusão da Web em Portugal ficando 15 dias sem sair de casa

"No Ano Europeu da Igualdade de Acessibilidades para Todos, um cego português prepara-se para se fechar, durante duas semanas, num apartamento em Lisboa, com o objectivo de testar o grau de exclusão da sociedade portuguesa.

Ao longo de 15 dias, o invisual vai tentar, entre outros aspectos, encomendar comida e produtos de higiene, comprar produtos culturais e manter-se informado sobre a vida do País e do mundo, tendo a Internet como único recurso para o contacto com o exterior...

...A experiência pretende verificar os níveis de acessibilidade do comércio electrónico em Portugal e é promovida pela Vector21, com o alto patrocínio do Presidente da República, em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP)."

Espero que tenhamos acesso ao resultado desse "big brother" da acessibilidade Português e a resposta das empresas analisadas aos seus resultados.

Queria ver algo parecido com os principais serviços oferecidos via Web do Brasil como, por exemplo, Homebanking, comércio eletrônico e serviços do governo como imposto de renda, etc.

Fonte: Diário Digital

07 maio 2007

Lançamento do vídeo – “Acessibilidade na Web: custo ou benefício?” e do site do grupo de pesquisa Acesso Digital

Acabou de sair do forno o site do grupo de pesquisa AcessoDigital.net – que é formado mim, Lêda Spelta – Dataprev e ABNT e o MAQ - Marco Antonio de Queiroz da Bengala Legal. Inicialmente faziam parte do grupo o Bruno Torres de brunotorres.net e também o Fred do Usabilidoido.com.br , mas por falta de tempo, hoje eles são nossos colaboradores e incentivadores.

Além do site, vamos lançar no próximo dia 24 de maio, o vídeo “Acessibilidade na Web: custo ou benefício?”, seguido de uma mesa-redonda com as seguintes feras:

Além de ajudar a divulgar o grupo, o principal objetivo do vídeo é conscientizar profissionais de criação, desenvolvimento e executivos para as oportunidades que a acessibilidade pode oferecer e os problemas que são provocados pela sua falta. Mostra algumas das barreiras virtuais em sites brasileiros e possíveis soluções para os problemas.

Vídeo - Acessibilidade na Web: Custo ou Benefício?
Data e hora: 24 de maio de 2007, às 19h.
Local: Auditório do SENAC RIO - Rua Santa Luzia, 735 - 7º andar - Centro - Rio de Janeiro - Brasil.
Dica: próximo ao Metrô Cinelândia, saída Av. Rio Branco.
Informação: o local tem acessibilidade para pessoas com deficiência.
Apoio:
Seprorj, Sebrae/RJ e Senac RIO.

A duração do vídeo é de aproximadamente 12 minutos, mas produzimos um pequeno trailer que pode ser assistido logo abaixo pelo ainda inacessível para usuários com leitores de telas – Youtube. O trailer também está disponível para download no formato WMV - tamanho de 4,5Mb.

O resultado final vocês poderão assistir pessoalmente no dia 24 de maio ou baixar o vídeo no site da Acesso Digital, a partir do dia 25 de maio de 2007.

Esse vídeo foi idealizado, escrito, encenado, produzido e bancado pelo nosso grupo e esperamos que possa cumprir seu mais nobre objetivo...

Agradecimentos mais do que especiais aos meninos da Funlar.

 
Clicky Web Analytics