Saltar para o conteúdo | Saltar para o menu lateral

03 dezembro 2006

Homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

3 de dezembro de 2006

Acessibilidade Digital é o tema do dia internacional das pessoas com deficiência de 2006. O objetivo é melhorar o acesso às novas tecnologias de informação, tais como Internet e dispositivos moveis, etc.

Ontem, dia 2 de dezembro, venceu o prazo de 24 meses para que todos os sites de administração pública tornassem seus conteúdos e principalmente seus serviços acessíveis para pessoas portadoras de deficiência visual, segundo o do decreto de lei nº 5296.

Não é pessimismo, até porque eu sou um otimista por natureza, mas pelo sites públicos que tive oportunidade de analisar, acredito que ainda estamos muito longe de serviços públicos via Internet verdadeiramente acessíveis.

Mas para não deixar passar em branco esse importante dia, aproveitei a idéia da campanha "Acesso de Humor", enviada pela Marta Gil (e-mail) da Rede Saci na lista de acessibilidade e resolvi fazer a minha parte!

Criei uma tirinha de humor "meio negro" sobre as barreiras digitais da acessibilidade, meia tosca confesso, mas que me divertiu bastante.
O objetivo foi tentar fazer com que qualquer internauta que acesse o cartoon, seja empresário, desenvolvedor, consumidor, etc., pare um pouquinho que seja, e pense a respeito dos problemas que as barreiras digitais e culturais podem causar.

Para ver a tira em seu tamanho original, com maior nitidez, acesse o link na imagem a seguir:

Usuário liga para 0300... Boa tarde, não consigo achar o link do cadastro, poderia me ajudar? - Claro Senhor! Clique na imagem verde com o texto 'cadastre-se' em vermelho. Na terceira coluna à direita, logo abaixo do banner. - Como espera que eu clique sobre uma imagem verde, se eu não posso ver, nem usar o mouse? - Não pode ver? Só falta o senhor falar que é cego e que está acessando um site de comércio eletrônico para comprar uma TV...risos...
Descrição: a tirinha mostra o dialogo telefônico entre um cego com dificuldades para se cadastrar em um site de comércio eletrônico e um atendente do setor de serviços à clientes.

Usuário cego liga para o 0300...
- Boa tarde, não consigo achar o link do cadastro, poderia me ajudar?
- Claro Senhor! (responde o atendente do site)
- Clique na imagem verde com o texto 'cadastre-se' em vermelho. Na
terceira coluna à direita, logo abaixo do banner.
- Como espera que eu clique sobre uma imagem verde, se eu não posso
ver, nem usar o mouse? (pergunta o usuário já um pouco fora de seu
estado normal)
- Não pode ver? Só falta o senhor falar que é cego e que está acessando um site de comércio eletrônico para comprar uma TV...risos (atendente aos risos achando que acabou de dizer algo impossível de acontecer)


Quer ajudar nesse lento processo de mudança cultural? Então crie sua própria tirinha, ou se quiser, inclua essa tira em seu blog/site ou mande por e-mail para seus amigos...

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Horácio. A pouco tempo venho lendo seus posts. Estou me especializando também em criar websites acessiveís e nos padrões web. Meus útlimos trabalhos já estão nos padrõese com um pouco de acessibilidade.

Meu site é www.aldesigner.com.br (calma ainda não é acessível) e últimos trabalhos são:
www.timaonet.com.br www.villasturismo.com.br www.copafino.com.br

Tou na final aqui do III premio bahia inovação com um projeto de plano de negócio para montar um portal para definicientes da bahia e do brasil, onde cetralizaria serviçosm produtos e prestaria serviços especializados na área.

E quanto a homenagem muito boa a idéia. Infelismente o Brasil é assim. Estou montando o novo portal da secretaria daqui do estado acessível e em padrões web validados.

Vou te adicionar no MSN para trocarmos idéias. Vlw

Anônimo disse...

A Câmara dos Deputados aproveitou o dia internacional das pessoas com deficiência para lançar a constituição federal em versão mp3. Antes tarde, do que nunca! Link: post Constituição cai na rede.
Abraços, Stelleo.

 
Clicky Web Analytics